sábado, 6 de novembro de 2010

Resumo Geral...

Início - A boa saúde e a docilidade da calopsita dependem do ambiente onde ela cresce. Portanto, a regra número um para iniciar a criação é adquirir exemplares em locais com boas referências. Cada ave custa de 40 a 100 reais, podendo ser vendida até pelo dobro do preço quando domesticada.
Ambiente - Comece com cinco ou mais casais para as primeiras experiências. As calopsitas vivem bem em pares, em gaiolas de arame galvanizado de 80 x 40 x 50 centímetros (preço médio de 80 reais), ou em colônias. Um viveiro de 3 x 3 x 2,5 metros acomoda 15 casais e custa cerca de 500 reais. Levante duas paredes transversais de alvenaria e duas de telas. Cubra metade da instalação também com tela e a outra metade com telhas de barro.
Equipamentos - Dentro das gaiolas, disponibilize bebedouros e comedouros de barro, além de poleiros para as aves se divertirem. O ninho de madeira, com 30 x 18 x 18 centímetros, pode ser fixado no alto e na posição horizontal. Com esses equipamentos, serão gastos 100 reais.
Reprodução - A fase de acasalamento ocorre a partir dos dez meses de idade. Após a fecundação, as aves levam cerca de dez dias para realizar a postura. As fêmeas botam dia sim, dia não, de três a seis ovos por postura, que chega a ocorrer quatro vezes por ano. Entre 13 e 15 dias, os ovos eclodem.
Filhotes - Assim que as avezinhas empenam as asas e a cabeça, é hora de "criá-las no bico", para torná-las mais dóceis. Separe as crias dos pais e dê às pequenas calopsitas um mingau preparado com um pó comprado em lojas especializadas e misturado com água morna. Por meio de uma seringa, injete essa papinha no bico das aves de três a quatro vezes ao dia, até que elas comecem a comer sementes, o que em geral acontece aos dois meses de idade. Uma mistura balanceada de sementes de girassol, sorgo, aveia e painço é a refeição diária das calopsitas.
Alimentação - Um casal adulto come cerca de dois quilos de ração por mês, o que vai custar cerca de cinco reais. Para complementar a alimentação, dê pão duro, que eles gostam de comer e de bicar como distração. Forneça também, de vez em quando, pedaços de espiga de milho verde e de cenoura, talos de couve e farinha de ostra, como fonte de cálcio.
Cuidados - Expostas a correntes de vento, as aves podem apresentar coriza. Faça vermifugação dos exemplares uma vez por ano.

3 comentários:

  1. Ola pessoal, sou Matheus Cruz....e estarei junto com o Gabriel Vieira para esclacecer as duvidas de todos vcs.....obrigado..e até logo

    ResponderExcluir
  2. como faço para domesticalo pois o meu e bem bravinho

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma vitamina para estimular os machos a acasalar.

    ResponderExcluir